Desenvolvimento sustentável dos territórios rurais em foco nos 40 anos ESACB

A conferência “Qualidade de Vida e a Sustentabilidade dos Territórios Rurais. Que futuro?” decorre no dia 17 de maio, no auditório da Escola Superior de Tecnologia do IPCB, em celebração do 40.º Aniversário do início das atividades letivas na Escola Superior Agrária (ESACB).

Investigadores e técnicos, além de outros agentes locais e regionais com responsabilidades nas áreas do planeamento e gestão territorial, económica e da saúde reúnem-se para apresentar e discutir questões relacionadas com o desenvolvimento sustentável na região do Centro Interior, anuncia o Politécnico de Castelo Branco.

Os temas das três sessões previstas para esta sexta-feira são “O planeamento dos territórios rurais na perspetiva da sua sustentabilidade”, “A sustentabilidade económica dos territórios rurais” e “Coesão territorial na saúde – O mundo rural”, de acordo com a programação.

Professores do Instituto Politécnico de Castelo Branco contribuem para o diálogo entre professores da Universidade de Lisboa, da WSB University, da Universidade da Estremadura (UEx), do Centro Estratégico de Inovação Territorial (CEIT).

Juntam-se também à conversa, o diretor de políticas públicas da Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C), Nuno Oliveira Romão e o presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, João Leitão, além de representantes de órgãos de saúde pública.

A conferência promove a discussão de “visões para o território rural” na mesa redonda, com a participação de Miguel Castelo-Branco, Armindo Jacinto, Celso Lopes e Selma Pena, respetivamente presidente do Centro Académico Clínico das Beiras (CACB), presidente da Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul (ADRACES), diretor regional de Agricultura e Pescas da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) e a presidente da Associação Portuguesa de Ecologia da Paisagem (APEP).

Ao final, diretores e presidentes de instituições locais dinamizam a sessão de encerramento. A participação na iniciativa é gratuita, carecendo de inscrição obrigatória a realizar em https://forms.gle/UfTpPPk7koeJsSg2A.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *