Cada vez que há algum debate televisivo, que anteceda algum ato eleitoral, somos sempre brindados com um painel de comentadores que atribuem uma “nota” aos intervenientes no debate. Ou melhor, de “supostos” comentadores que irão atribuir uma nota positiva a qualquer um que seja de “esquerda” e uma nota negativa a qualquer um que seja de “direita”! Pouco lhes interessa o que tenha sido dito por cada um… Aliás, acho que fosse quem fosse o interveniente de “esquerda” no dito debate, até poderia nem abrir a boca que teria nota positiva!!!
E se, por exemplo, o interveniente de “direita” fosse André Ventura…ui…os supostos comentadores até espumavam! Teriam que suster até o fôlego para inventarem uma nova escala de números negativos a atribuir abaixo de zero! Se isto soa a falta de isenção? Sim, soa!!! E qualquer pessoa que assista por breves segundos aos comentários desses ditos “comentadores”, facilmente se apercebe da “tendência” para que cada um vira… No tempo da “ditadura” antes do 25 de Abril, havia o lápis azul… agora… existe o “lápis rosa-avermelhado”!
O exemplo mais flagrante que assisti na televisão, foi quando num debate antes das legislativas, houve um desses supostos comentadores que se descaiu no fim dizendo: “Bem… antes do debate eu já sabia a nota que tinha de dar…” Sem comentários possíveis. E nos debates das Europeias, onde o PS concorre com Marta Temido? (Não arranjavam pior? Ou é apenas para apoiar o polémico Tratado Pandémico? Quiçá…) Foi bizarro ver, até os próprios moderadores do debate a demonstrar claramente para onde “tendiam”…e a seguir, claro, os ditos “comentadores” com as suas “brilhantes” avaliações que nada correspondiam à realidade dos factos…
Mas voltando ao dito “lápis rosa-avermelhado”, vamos a mais exemplos: Na CNN diziam há não muito tempo, quando André Ventura afirmou que “estamos a caminhar para um milhão de imigrantes”, que tal discurso era “claramente exagerado”… no entanto, passadas poucas horas, num outro canal, a saber, nas notícias do Jornal da Noite na SIC, já aparecia como nota de rodapé de uma notícia que o nosso “país acolhe mais de um milhão de imigrantes”… Pois…
Continuando: Ontem foi publicada a notícia de que um estudo de opinião da Intercampus revela que, quase dois meses depois da tomada de posse, a maioria dos portugueses já considera que Luís Montenegro é melhor primeiro-ministro do que António Costa. Menos de dois meses depois da tomada de posse do governo da Aliança Democrática, o estudo de opinião sinaliza uma mudança brusca da apreciação que é feita do atual e do anterior primeiros-ministros. De acordo com esta sondagem, 51,7% dos inquiridos apontam o social-democrata Luís Montenegro como melhor chefe de governo, ao passo que apenas 38,4% consideram que António Costa é um primeiro-ministro melhor. Ora…isso foi noticiado ontem e ao final do dia tive que pesquisar bastantes para descobrir essa dita notícia!!! Porque simplesmente já nem sequer aparecia nas principais! O “lápis rosa-avermelhado” é tramado…
Continuando, na Madeira o PSD venceu as eleições…e qual foi a notícia? Que o JPP tinha crescido…e que iria tentar fazer geringonça com o PS…algo um pouco difícil a não ser na “mente” de certa “comunicação social” que deslumbrou com a visão de uma nova geringonça. “Azar” que a maioria continuou de “direita”…a realidade é chata para certas pessoas… Mas a tentativa de não se falar na vitória do PSD foi clara.
Continuando, foram noticiados mais detalhes sobre as medidas do Governo para a habitação (apoio às rendas alargado, mexidas nas mais-valias e garantias para a compra de casa por jovens, etc.). E como disse, foram “noticiados, sem grandes “floreados” digamos assim, como era apanágio de cada vez que o anterior governo fazia (ou anunciava que ia fazer) o que quer que fosse. Comentário que eu li de um dos bons dos “comentadores” de um jornal bem conhecido? Algo como (já não recordo palavra por palavra) “Ah e tal beneficia todos…mas assim também beneficia os mais ricos”! A sério??? Ou seja, beneficia todos, mas não devia beneficiar quem tem um pouco mais de posses, porque para alguns, basta ganhar mais que o salário mínimo para se considerar rico… enfim… sem comentários possíveis…
Para finalizar, vão observando do que são feitas as páginas de notícias dos tempos atuais e comparem com idêntica altura dos tempos do governo anterior… Agora é só ver notícias sobre supostos “socialites”, meteoritos, calor, frio, etc… Anteriormente, era só o que mais pareciam meros “press-releases”do anterior governo!
Para terminar de vez que o texto já vai longo, um breve comentário sobre como a imprensa nacional tem tratado assuntos internacionais… Lembram-se quando Bolsonaro era presidente do Brazil? TUDO, mas mesmo TUDO o que acontecia de mal, era logo culpa dele! Agora, com Lula no governo, Amazónia bateu recorde de focos de incêndio para o mês de fevereiro (ainda me lembro de ver Catarina Martins falar dos incêndios na Amazónia como se a culpa fosse de Bolsonaro e dos de Pedrogão Grande a dizer apenas “que chova…”). Alguém por cá falou em Lula??? ZERO!!! E das cheias do Brasil, que mataram centenas de pessoas? Alguém falou de Lula? Não…e nem tal fará sentido. Mas…imaginem que era no tempo de Bolsonaro? Era logo manifs do BE no Rossio e afins…
Conselho, nunca se limite a “engolir” o que vêm à primeira vista… tentem SEMPRE pesquisar e tirar informações a fundo! Nem sempre o que tentam que pareça…é!
Nuno Duarte M. Figuinha