“Cuidar de Quem Cuida” oferece lazer a crianças, jovens e adultos e férias aos cuidadores informais

A iniciativa “Cuidar de Quem Cuida” está a proporcionar atividades lúdicas, culturais e desportivas, incluindo um passeio de barco no rio Tejo, a utentes de diferentes instituições durante o período das férias de verão, com o objetivo de dar dias de descanso aos cuidadores informais, como mães e pais, nestas duas últimas semanas de agosto.

Em sua segunda edição, o projeto dinamiza passeios de Trishaw – triciclo puxado por um voluntário, que pedala enquanto carrega um ou dois passageiros -, teatro, atividades de artes plásticas, música, dança e jogos em tabuleiro gigante com as crianças, jovens e adultos inscritos, segundo divulgou a Junta de Freguesia.

Estas actividades são “uma alternativa” de lazer para jovens, crianças e adultos que habitualmente não teriam este acesso e, ao mesmo tempo, criam “um espaço de descanso aos pais e cuidadores informais, que, nesse mês de verão, não têm”, declarou José Pires, presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, à Beira Baixa TV.

Foto: Freguesia de Castelo Branco / Facebook

De uma edição para a outra, o projeto “Cuidar de Quem Cuida” aumentou de 16 para 22 utentes inscritos. Para o presidente da junta, este é um projeto que “deveria ter condições para ser muito mais alargado”, mas chegar a 111 utentes, como gostaria, não é possível devido à capacidade do órgão autárquico.

O período de inscrição para a edição de 2024 foi de 15 de julho a 9 de agosto, através de contacto telefónico ou correio eletrónico ou presencialmente na Junta de Freguesia de Castelo Branco, com sede no Largo do Espírito Santo.

No Natal, está prevista a realização de mais uma edição do “Cuidar de Quem Cuida”. José Pires recomenda aos pais e cuidadores informais interessados, estarem atentos à divulgação das inscrições através das redes sociais da freguesia.

A Junta de Freguesia conta com o apoio de monitores, que se disponibilizaram solidariamente ao trabalho, além de empresas e instituições parceiras.

O Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva e a companhia de teatro Vaatão cederam parte das instalações para a realização do projeto. Do mesmo modo, a Santa Casa de Misericórdia cedeu a Quinta da Dança Estival para a realização de atividades ao ar livre, no local dedicado à agricultura, aos pomares, a passeios, lanches e lazer.

O Cancioneiro de Castelo Branco ofertou a carrinha para o transporte dos grupos de 11 pessoas, um em cada semana. Assim como o Desportivo de Castelo Branco ofereceu o xadrez gigante para atividades de jogos.

As empresas Dinefer, de engenharia e sistemas industriais, e Vila Portuguesa, de hotelaria e turismo fluvial, estão a oferecer os passeios de barco no rio Tejo, que serão realizados com os dois grupos, cada um em um dos sábados 24 e 31 de agosto.

Os almoços gratuitos, servidos ao longos dos dias de atividade, de 19 a 24 e de 26 a 31 de agosto, são oferecidos pela Associação Quatro Corações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *