Cuidar de Quem Cuida amplia o lazer durante o verão, dentro do limite da Junta de Freguesia

A segunda edição do “Cuidar de Quem Cuida” encerrou na passada sexta-feira, dia 30 de agosto, confirmando as expectativas da autarquia local no atendimento de 22 inscritos, a capacidade limite, afirmou o presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, José Pires.

O interesse pelo programa de atividades lúdicas, culturais e desportivas, que incluiu passeios de barco no rio Tejo este ano, aumentou, abrangendo também pais e mães com filhos que não possuem deficiências. Segundo José Pires, não foi feito “nenhum tipo de limitação” e “as inscrições foram para todos o tipo de pais e mães, cuidadores informais, tenham ou não os seus filhos, jovens e adultos, institucionalizados”.

A limitação do projeto “Cuidar de Quem Cuida” está na capacidade de resposta ainda reduzida face à demanda. Este ano, foi possível aumentar de oito para 11 inscritos em cada semana de atividade, sublinhou o presidente da Junta de Freguesia. Para a próxima edição, José Pires espera contar com mais parceiros para poder integrar mais pessoas.

Após a exibição do projeto em um canal de televisão nacional, “ligaram de todo o país, Caldas da Rainha, Valpaços, desde o Alentejo até ao Norte” interessados em replicar o projeto além das fronteiras do distrito de Castelo Branco, revelou José Pires na cerimónia de encerramento, decorrida na Escola Básica Afonso de Paiva, sexta-feira, dia 30 de agosto.

O projeto tem o intuito de “chamar a atenção para a importância do descanso dos cuidadores informais durante o período em que as instituições encerram as suas atividades diárias no mês de agosto”, referiu José Pires

Recentemente, “uma empresa de dimensão internacional ofereceu uma parceria, para o ano que vem, na promoção desta atividade”, anunciou o presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, José Pires. Com mais apoios, a expectativa é aumentar o público do programa em resposta ao aumento da procura.

“O projeto pode ser replicado em todo o lado e é importante mesmo que seja”, enfatizou o presidente da junta de freguesia. O mais importante é “conhecer bem a comunidade” para reunir os apoios, concluiu.

Encerramento do programa de férias de verão

Os Chibatas, da Associação Juvenil Ribeira das Perdizes, tocaram os bombos, os balões e as caixas em uma apresentação de percussão que marcou o fim das semanas de atividades na tarde de sexta-feira.

A equipa da associação trabalhou a “introdução aos toques básicos da percussão” com os jovens e adultos do programa, contou Tatiana Resende, coordenadora do grupo de percussão tradicional Os Chibatas e presidente da Associação Ribeira das Perdizes, ao CB Notícias.

A experiência de percussão com os grupos do Cuidar de Quem Cuida evoluiu ao longo das semanas, disse Tatiana Resende, a quem os pais e cuidadores procuraram para integrar os filhos aos ensaios dos Chibatas.

Como resultado das atividades de artes plásticas, os jovens inscritos presentearam os pais e cuidadores com esculturas em papel pintadas por eles. Ao som do vira e de canções tradicionais portuguesas, foram apresentadas coreografias de danças, encerrando com lanches e convívio.

A mãe da Raquel é uma das que agradece a iniciativa. Graciosa Mendes é assistente técnica no hospital e durante as férias de verão conseguiu ir à praia com a filha, mas esteve a trabalhar durante as últimas semanas de agosto. Ao recorrer ao “Cuidar de Quem Cuida” evita deixar a filha em casa sozinha enquanto trabalha.

“Acho que deviam fazer mais por esses meninos. É ótimo para eles, chegam sempre muito felizes a casa”, reconhece Graciosa Mendes, que participa do projeto desde a primeira edição no ano passado.

Parcerias

A Junta de Freguesia conta com o apoio de monitores, que se disponibilizaram solidariamente ao trabalho, além de empresas e instituições parceiras.

O Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva e a companhia de teatro Vaatão cederam parte das instalações para a realização do projeto. Do mesmo modo, a Santa Casa de Misericórdia cedeu a Quinta da Dança Estival para a realização de atividades ao ar livre, no local dedicado à agricultura, aos pomares, a passeios, lanches e lazer.

O Cancioneiro de Castelo Branco ofertou a carrinha para o transporte dos grupos de 11 pessoas, um em cada semana. Assim como o Desportivo de Castelo Branco ofereceu o xadrez gigante para atividades de jogos. A Associação Cultural e Desportiva da Carapalha também realizou atividades de ténis de mesa com os grupos de inscritos.

As empresas Dinefer, de engenharia e sistemas industriais, e Vila Portuguesa, de hotelaria e turismo fluvial, estão a oferecer os passeios de barco no rio Tejo, que serão realizados com os dois grupos, cada um em um dos sábados 24 e 31 de agosto.

Os almoços gratuitos, servidos ao longos dos dias de atividade, de 19 a 24 e de 26 a 31 de agosto, são oferecidos pela Associação Quatro Corações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *