A Salada de Polvo

Diz o povo, de vez em quando com alguma razão, “zangam-se as comadres, sabem-se as verdades”. Ás vezes. Nos últimos tempos, temos sido brindados com algumas pérolas de bílis, atiradas tipo ping-pong, entre algumas comadres socialistas, ou ex-socialistas (já ninguém entende), da nossa região.

Essas pérolas, um verdadeiro lavar de roupa suja, presumo que resultem de um dos problemas de ter ideologia socialista nos dias de hoje. Ou seja, não ter ideologia nenhuma. Pois é, voltamos aos problemas da roda dos tachos.

No ultimo conjunto de pérolas, fresquinhas, desta semana, uma das comadres dispara em todas as direcções. A alguns nunca foi ensinado a dar um tiro, pelo que no dia em que lhe põem uma arma nas mãos, não têm noção que aquilo pode disparar chumbos que dispersam. E que a dita arma às vezes também dá coice. Então vamos lá analisar as pérolas.

1 – “…Luís Correia (tinha) impreparação politica e fragilidade ideológica…“. Considerando que este foi 8 anos vereador da autarquia e 8 anos vice-presidente da mesma, quem liderava o município devia ser um completo inapto na escolha dos seus colaboradores. Já não falo no papel, óbvio, que o referido líder teve na escolha de LC para presidente. Como referi 15 dias atrás, há alguns socialistas de geração anterior à minha, por quem nutro algum respeito. Podendo não concordar com eles, o que acontece com frequência, esse respeito existe. Pelo que não percebo este ataque à figura do ex-presidente Joaquim Morão. Não vejo outro visado. Se durante 23 anos LC andou pela autarquia, a Joaquim Morão, e só a este, o deve. Portanto é ele o frágil e o impreparado.

Vamos à segunda pérola.

2 – “…aqueles que deveriam zelar pelos interesses da comunidade vão empurrando o lixo para debaixo do tapete, apenas com o fito de se irem arrastando pelos lugares de poder…”. Quem como eu assistiu à relação de enorme devoção e mesmo subserviência, entre quem agora destrata deste modo, fico a pensar naquela outra frase popular, “.. quem cospe na mão que lhe dá de comer…”.

3 – “… é para mim estranho que os serviços de contratação do município, que, naquele ano (2019), utilizaram o “expediente” descrito para regularizar a divida …. agora com um novo executivo sejam tão zelosos no cumprimento dos procedimentos…”. Que é como quem diz, o responsável pelas contratações dantes facilitava e agora, o malandro, só dificulta. Bem, agora o ataque é ao actual presidente do município, porque, informação para os mais desatentos, o dito funcionário vai ser recompensado com uma direcção de departamento. Por este presidente. Então em que ficamos?

Claro que tudo isto é uma metáfora e não se passa em nenhum concelho real, muito menos na Beira Baixa, sendo fruto apenas da imaginação do escriba, e qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.

Porque senão seria demasiada incompetência e … falta de pontaria.

 Paulo Moradias

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *