CLDS 5G aprovado por mais quatro anos para promover a coesão social em Castelo Branco

O Município de Castelo Branco assegurou a continuidade do Contrato Local de Desenvolvimento Social 5ª Geração (CLDS 5G) com a aprovação do financiamento de 784 mil euros pelo programa PESSOAS 2030. Ao longo dos próximos quatro anos, desenvolvem-se ações de proximidade no concelho, alinhadas com as diretrizes nacionais de promoção da coesão social.

Este projeto tem o objetivo de reforçar o apoio às populações em situação mais vulnerável, dinamizar a inclusão social e fomentar o desenvolvimento local sustentável. As intervenções, fortemente marcadas pela proximidade junto às 19 freguesias e uniões de freguesia do mapa municipal, constituem-se como um instrumento de combate à exclusão social, comunicou a ALAD.

Até 31 de agosto de 2028, estão previstas 30 ações no âmbito do emprego, da formação e da qualificação; do combate à pobreza e à exclusão social das crianças e dos jovens e promoção de uma efetiva garantia para a infância; da promoção da autonomia, do envelhecimento ativo e da longevidade; além do desenvolvimento social, da capacitação comunitária e intervenção em contextos de emergência social e de cenários de exceção.

O projeto será coordenado pela ALAD, em articulação com a Câmara de Castelo Branco e diversas instituições parceiras, unindo esforços para maximizar o impacto positivo na comunidade. A cooperação e solidariedade exigem colaboração e confiança para que cada um de nós, enquanto instituição, possa continuar com a sua missão na prestação de serviços essenciais à população.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *