CLAIM de Castelo Branco atende mais de 750 migrantes no primeiro semestre de 2024

O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) de Castelo Branco registou quase mil atendimentos especializados a migrantes e refugiados no primeiro semestre de 2024. Ao todo, foram contabilizadas 753 pessoas provenientes de diversos países, como Angola, Brasil, Gâmbia, Guiné, Índia e Marrocos, comunicou a entidade gestora Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento.

Para garantir a integração plena desses indivíduos, o CLAIM ofereceu “971 atendimentos especializados na área do apoio social e regularização, desde questões ligadas à regularização da situação migratória, à nacionalidade, ao reagrupamento familiar, à segurança social, ao retorno voluntário, ao acesso à saúde, ao vestuário, ao ensino, ao trabalho, à habitação, à alimentação e subsistência, entre outras”.

O CLAIM encaminhou mais de 100 migrantes para cursos de português. A entidade destaca que “a aprendizagem da Língua Portuguesa é um fator determinante para a plena inclusão e integração da comunidade”, facilitando a comunicação e a inserção no mercado de trabalho.

A ALAD atua há 20 anos na prestação de “apoio a Nacionais de Países Terceiros que escolhem Castelo Branco para desenvolver o seu projeto de vida”, reiterou em comunicado de imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *