A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) está a preparar a candidatura ao Programa Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE) do Centro 2030, com o objetivo de combater as insuficiências graves na qualidade das aprendizagens de uma parte significativa da população escolar e contribuir para a melhoria dos indicadores educativos.
Os oito municípios que integram a comunidade intermunicipal inscreveram 3,4 milhões de euros de fundo no Contrato para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, celebrado com a Autoridade de Gestão do Programa Regional Centro 2030.
O grupo está a preparar a candidatura para os primeiros três anos do período de programação financeira, agregando intervenções municipais e supramunicipais.
A CIMBB explica que os trabalhos preparatórios envolvem os oito Municípios, onze Agrupamentos de Escolas do território e a Estrutura de Missão do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, bem como interações com outros agentes, como as Escolas Profissionais e o Plano Nacional das Artes.
A candidatura, que vai resultar da reflexão conjunta que está em curso, e da avaliação das duas edições do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, concretizadas no Centro 2020, pretende contribuir para o sucesso educativo, reduzir o abandono escolar, melhorar as condições pessoais e sociais de aprendizagem, envolver a comunidade na promoção da educação, na integração e inclusão, e no acesso à educação pré-escolar e aos ensinos básico e secundário.
Ricardo Pires Coelho e Isabella Cavalcanti