Cavaleiros templários encenam história de Pedro Alvito no Foral de Castelo Branco

A Associação de Defesa do Ambiente e Património “Outrem” promoveu o I Torneio a Cavalo em comemoração aos 810 anos do Foral de Castelo Branco no passado fim de semana, 4 e 5 de outubro. A partir da história de origem de Castelo Branco, os Cavaleiros & Falcoeiros do Ribadouro encenaram a competição medieval.

No recinto da Ermida de Nossa Senhora de Mércoles, instalou-se a grande tenda do acampamento e a liça, local dedicado ao combate medieval. Ao som dos bombos e da gaita de foles, o cortejo de templários aproximou-se das dezenas de pessoas, que chegaram, maioritariamente, às 18h para assistir ao I Torneio a Cavalo.

Os cavaleiros montados, cercados por escudeiros apeados, representaram a disputa entre dois nobres pela Vila Franca da Cardosa, a herdade doada à Ordem dos Templários, onde o Mestre Templários Pedro Alvito, dos Três Reinos – Portugal, Castela e Leão – concedeu o primeiro foral em 1214 e fundou, na fronteira dos mouros, uma vila e fortaleza, mais tarde nomeada Castelo Branco.

O evento contou com uma ceia medieval com pratos inspirados à época, enquanto os Trotto Saltarelo e o ator Marlon Fortes, encenando Mestre Pedro Alvito, animaram o ambiente. Celebrou-se também uma missa em honra de Mestre Pedro Alvito.

A Associação de Defesa do Ambiente e Património “Outrem” promoveu as Comemorações do Foral de Castelo Branco com o objetivo de dar a conhecer as origens da cidade e promover Castelo Branco, com o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco, da Junta de Freguesia de Castelo Branco, da Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém (OPCTJ), da RVJ Editores e da Diocese de Portalegre e Castelo Branco – Paróquia de S. Miguel da Sé.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *