Castelo Branco reforça meios de combate a incêndio

O Município de Castelo Branco reforçou os meios de combate a incêndios rurais no concelho com a contratualização de duas máquinas de rasto, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil, que se juntam aos restantes meios de combate dos demais agentes de proteção civil. 

Estes equipamentos iniciaram a sua operação no passado dia 15 de junho e vão manter-se até ao dia 30 de setembro, estando posicionadas em locais estratégicos, nomeadamente em São Vicente da Beira e Castelo Branco.

A autarquia explica que estas máquinas de rasto têm a capacidade de aceder a terrenos de difícil acesso, o que é fundamental para combater os incêndios que assolam o concelho.

Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco, destaca a importância deste investimento na prevenção e combate a incêndios rurais, sublinhando o compromisso da autarquia em garantir a segurança e a proteção da população e do património natural do concelho.

Ainda no âmbito da prevenção e combate a incêndios, a Câmara Municipal está a disponibilizar o Aeródromo Municipal de Castelo Branco e a Base de Apoio Logístico para apoiar a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil na operacionalização de cinco meios aéreos de combate a incêndios rurais, sendo eles dois aviões anfíbios pesados Canadair CL-215, dois aviões anfíbios médios Air Tractor 802F Fire Boss e um helicóptero bombardeiro ligeiro Eurocopter AS350 Ecureuil.

Para a autarquia albicastrense, esta colaboração é fundamental para garantir uma resposta eficaz e rápida no combate aos incêndios, especialmente durante a época de maior risco de incêndios rurais.

A Câmara de Castelo Branco deixa um alerta para a prevenção de incêndios e sugere a adoção de práticas seguras, “como não fazer queimadas, não atirar pontas de cigarro em locais inadequados, não deixar lixo ou materiais inflamáveis em áreas florestais, entre outros cuidados”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *