A cidade de Castelo Branco recebe um dos maiores eventos mundiais de ciclismo, esta segunda-feira, dia 19 de agosto. As alterações de trânsito afetam as áreas próximas à meta de chegada da Etapa 3 da “La Vuelta 2024”, localizada na rotunda de ligação da Avenida Ramalho Eanes com a Avenida Cidade de Zhuhai, desde sexta-feira, 16 de agosto.
No Parque Cruz do Montalvão, que está ao lado da meta de chegada, será montada uma estrutura de Fan Zone para rececionar cerca de 20 mil pessoas, entre visitantes e participantes da “La Vuelta”. A chegada do primeiro pelotão está prevista para às 16h18 e a caravana que antecede os atletas às 15h30.
Todas as alterações de trânsito estarão indicadas na aplicação Waze, “assinaladas como Polícia de Segurança Pública e não com o ícone habitual referente às polícias”, segundo avançou o jornal Reconquista.
Proibição e liberação de estacionamentos
No sentido de operacionalizar a estrutura e a segurança antes e durante a prova de ciclismo, a Câmara de Castelo Branco anunciou a proibição de estacionamento em áreas próximas à meta a partir de diferentes horários.
Na sexta-feira, 16 de agosto, a partir das 9h, está proibido estacionar na Rua Professora Maria Amália Fevereiro, na Avenida Cidade de Zhuhai e no parque de estacionamento junto ao Tribunal Administrativo e, a partir das 19h, na Avenida de Empresário.
No sábado, 17 de agosto, é proibido estacionar na Avenida General Ramalho Eanes e na Rua Carreira de Tiro a partir das 23h.
Por fim, no domingo, 18, proíbe-se o estacionamento na Avenida Cidade de Zhuhai desde às 8h e na Avenida Infante de Sagres e na Rua Dr. Henrique Carvalhão às 15h.
A fim de acomodar os espetadores do percurso, foram preparadas diversas áreas de estacionamento, desde a freguesia de Lardosa, por onde entram no concelho de Castelo Branco, seguindo em direção a Alcains pela Estrada Nacional 18 (N18) até ao palco principal da ação, na Avenida General Ramalho Eanes.
Em Lardosa, o parque de estacionamento reserva-se a trechos da Avenida de Santo António. Já em Alcains, os visitantes poderão deixar os veículos no parque de estacionamento já existente na Rua João dos Santos.
Chegando à cidade de Castelo Branco, os parques de estacionamento multiplicam-se por diversos pontos da cidade, nomeadamente, na Rotunda da Europa, no Parque da Feira, no Vale do Romeiro, na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART), na Escola Superior de Saúde Dr Lopes Dias (ESALD) e na pista de atletismo ao lado, na Escola Superior de Tecnologia (ESTCB), na Piscina Praia e no Centro Comercial Alegro.
Cortes de Trânsito
A circulação será proibida nas avenidas General Ramalho Eanes e Infante de Sagres e na Rua Dr. Henrique Carvalhão no domingo, dia 18, a partir das 19h.
Na segunda-feira, dia 19, o trânsito fica impedido nas avenidas do Empresário, Cidade de Zhuhai e Professor Egas Moniz, assim como nas adjacências, nomeadamente nas ruas António Elias Garcia, Dr. Henrique Carvalhão, Rainha D. Amélia, Irmãos Sena Esteves, Prof. Maria Amália Fevereiro e José Farromba. A partir das 14h20, a restrição estende-se à Rua da Ponte e à Rua Dr. Osório Vaz.
Alterações na rede de transporte público
Os percursos da rede de autocarros Mobicab também serão afetados na segunda-feira, dia 19, prevendo-se possíveis atrasos e alterações de trajeto, segundo o aviso da autarquia.
A Linha Azul com início e fim junto à EB Cidade de Castelo Branco incluirá uma paragem no Santuário da Sra. de Mércoles e o percurso “Hospital – Alegro” será alterado.
O Circuito Especial será ajustado a partir da paragem Hospital.
Devido ao encerramento de vias dentro da área urbana, as partidas e chegadas da rede municipal para as freguesias rurais poderão sofrer atrasos e alterações de trajeto no período da tarde da segunda-feira, quando ocorre a chegada da caravana e dos pelotões à cidade.