Faleceu, aos 88 anos, José Ribeiro Henriques, o fundador da Centauro, empresa que elevou a cidade de Castelo Branco a capital do frio. A Câmara Municipal de Castelo Branco decretou luto municipal em homenagem ao empresário, reconhecendo a contribuição inestimável para o desenvolvimento económico da cidade.
A bandeira dos Paços do Concelho foi hasteada a meio mastro em sinal de respeito e pesar.
O empresário, nascido na aldeia de Cunqueiros, em Proença-a-Nova, foi o visionário por trás do projeto Centauro, que deu origem a um dos maiores grupos portugueses do setor do frio e um marco na economia albicastrense. Com sede em Castelo Branco, a Centauro Portugal S.G.P.S dedica-se à concepção, desenvolvimento, fabrico e comercialização de permutadores de calor e de equipamentos destinados à indústria de refrigeração, climatização e ar condicionado.
Henriques fundou a Centauro em 1978, transformando Castelo Branco em referência nacional e internacional na produção de componentes para refrigeração e ar condicionado. A autarquia relembrou, em nota, a figura do técnico, empresário, fundador e líder da Centauro, que muitas vezes dizia “se há algo que não se pode copiar, isso é a experiência”.
As cerimônias fúnebres de José Ribeiro Henriques realizaram-se na sexta-feira, 27 de setembro, na Capela de São Marcos, em Castelo Branco. A cidade despede-se, em cortejo da Sé Catedral de Castelo Branco a Sobrainho dos Gaios, de um homem que dedicou a vida a construir um legado de sucesso e a transformar Castelo Branco num polo industrial de destaque.