O Município de Castelo Branco aprovou o investimento de 505.750,27 euros em contratos interadministrativos com as Juntas e Uniões de Freguesia do concelho. Este montante será destinado a apoiar o Ensino Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico, abrangendo os transportes escolares, refeições e assistentes operacionais dos últimos períodos do presente ano letivo até ao 1° período do ano letivo 2025/2026.
A medida, aprovada por unanimidade em reunião do executivo camarário, visa “auxiliar as famílias a enfrentar os desafios sociais e económicos atuais”, comunicou a Câmara de Castelo Branco. Desta forma, assegura-se melhores condições de estudo aos alunos, contribuindo para um acesso mais equitativo à educação.
As verbas serão distribuídas pelas seguintes freguesias: Alcains, Cebolais de Cima e Retaxo, Escalos de Baixo e Mata, Escalos de Cima e Lousa, Lardosa, Malpica do Tejo, Monforte da Beira, Ninho do Açor e Sobral do Campo, Póvoa de Rio de Moinhos e Cafede, Salgueiro do Campo, Sarzedas e Tinalhas.
Os valores variam entre cerca de 12 mil euros, para a freguesia de Póvoa de Rio de Moinhos e Cafede, e 120 mil para Sarzedas. As restantes freguesias vão receber quantias próximas a 30 e 40 mil euros, com exceção de Ninho do Açor e Sobral do Campo e Tinalhas, que receberão cerca de 16 mil euros e 19 mil euros respetivamente, e Escalos de Cima e Lousa, que receberá 77 mil euros.
Além de beneficiar os estudantes e suas famílias, esta medida também visa fortalecer a parceria entre o Município e as Juntas de Freguesia, promovendo a coesão social e a fixação da população nas aldeias.