Candidatura do IPCB ao Selo da Diversidade premiada com Menção Honrosa

A candidatura do IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco – ao Selo da Diversidade foi premiada com uma Menção Honrosa pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão, em parceria com a Agência para a Integração, Migrações e Asilo, numa cerimónia pública de reconhecimento.

Tendo como título “Apoio à Inclusão”, a candidatura submetida em junho de 2023 e agora premiada, tem como principal objetivo a criação de um Gabinete de Apoio à Inclusão, destinado a estudantes da instituição que necessitem de apoio para alcançar o sucesso académico e uma integração plena na academia, explica a instituição albicastrense.

A criação deste gabinete irá permitir identificar e potenciar a inclusão de estudantes, não só na academia, como também na sociedade em geral, por meio da implementação de medidas diversificadas de apoio, adequadas e adaptadas às diferentes carências e situações dos estudantes com necessidades educativas especiais.

Para o presidente do IPCB, que esteve presente na cerimónia, o prémio atribuído não é apenas uma demonstração inequívoca da capacidade de trabalho, excelência e mérito da instituição, como também reflete o comprometimento do IPCB na promoção da diversidade e da integridade moral, física e ética de toda a comunidade académica. Esse compromisso, disse António Fernandes, é fundamentado nos valores e deveres da academia, no respeito pela dignidade humana, da igualdade e da justiça, da participação democrática livre e do pluralismo de opiniões e orientações, destacando o empenho em construir um ambiente inclusivo e inovador.

Os objetivos do Gabinete de Apoio à Inclusão e da candidatura premiada, são essencialmente a promoção da igualdade de oportunidades, a adaptação dos processos de ensino-aprendizagem às necessidades específicas dos estudantes, a redução das disparidades relacionadas com a etnia, nível socioeconómico, género e orientação sexual, a capacitação para novas valências e aquisição de competências, a promoção de práticas junto de entidades parceiras e da comunidade, e a realização de ações de sensibilização e formações sobre diversidade e inclusão.

O gabinete será composto por uma equipa multidisciplinar que integra uma psicóloga, elementos para apoio técnico-científico e pedagógico, e dois docentes. Serão ainda integrados na equipa, seis docentes que serão responsáveis pela interligação do Gabinete de Apoio à Inclusão nas seis escolas superiores do IPCB.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *