Sinais de alerta, prevenção e tratamento do cancro digestivo serão temas abordados nesta quinta-feira, 18 de abril. A Amato Lusitano junta-se à Europacolon Portugal numa sessão de esclarecimento sobre um dos cancros mais frequentes em Portugal.
A Europacolon Portugal, instituição de apoio ao doente com cancro digestivo integrada à organização Pan-Europeia Europacolon, é responsável pela dinamização da sessão de esclarecimento com início às 10h, nas instalações da USALBI.
Com o intuito de promover a adoção de hábitos de vida saudáveis, a sessão de esclarecimento decorre no seguimento do peditório de angariação de fundos para a Luta contra o Cancro Digestivo, que se encerrou no dia 5 de abril. Segundo a Amato Lusitano (ALAD), a campanha obteve “resultados significativos” através da contribuição da comunidade albicastrense e está a proporcionar recursos essenciais para a continuidade da atuação no combate e na prevenção da doença.
A ALAD associa-se à Europacolon Portugal, no âmbito do Banco Local de Voluntariado de Castelo Branco e da Universidade Sénior Albicastrense (USALBI), a fim de promover a sensibilização e a prevenção e prestar apoio a doentes com cancro digestivo.
Um terço de todos os cancros diagnosticados em Portugal ocorrem no aparelho digestivo. O cancro digestivo abrange um conjunto de tumores malignos que podem atingir o esófago, o estômago, o pâncreas, o fígado, o cólon e o reto, de acordo o site Saúde Digestiva, da Sociedade Portuguesa de Gastroenterologia. “Anualmente, estes cancros são responsáveis por cerca de 10% das mortes” no país, sendo que o cancro do estômago, do cólon e doenças do fígado representam três das dez principais causas de morte, avança a iniciativa.
A sessão de esclarecimento é aberta a toda a comunidade e tem lugares limitados.
Isabella Cavalcanti, jornalista do CB Notícias.