Notice: A função WP_Interactivity_API::_process_directives foi chamada incorrectamente. As directivas de interactividade não foram processadas em "" devido a uma etiqueta final "P" em falta. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.6.0.) in /home/cbnotici/public_html/wp-includes/functions.php on line 6085
Após a conquista do título nacional de walking football (futebol a andar) em Torres Vedras, na passada sexta-feira, 14 de junho, os alunos e alunas da Universidade Sénior Albicastrense (USALBI) foram recebidos oficialmente pelo presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, no Salão Nobre.
A taça foi levantada simbolicamente na presença do autarca no dia de ontem, 18 de junho, marcando a cerimónia de reconhecimento desportivo.
O mérito da equipa provou-se pela superação da idade, uma vez que possuíam uma média superior à dos adversários, assim como pela qualidade técnica, elevada devido à presença de alunos da USALBI que já foram jogadores de futebol, conforme a fala de Arnaldo Braz, presidente da associação de desenvolvimento Amato Lusitano, noticiada pela Rádio Castelo Branco (RACAB).
A vitória surpreendeu o presidente da entidade que gere a universidade sénior, ao mesmo tempo em que confirmou o mérito desportivo dos seniores e do trabalho de promoção do envelhecimento ativo e de qualidade realizado pela USALBI na comunidade albicastrense, avançou a rádio local RACAB.
Além de parabenizar o grupo de atletas campeões, Leopoldo Rodrigues reforçou a importância da prática desportiva no âmbito da universidade sénior, que “permite a manutenção da condição física, mas também o convívio, a participação e ao mesmo tempo a interação com os adversários nas diferentes idades e nos diferentes locais em que realizam essa atividade”, segundo a notícia do jornalista Ricardo Pires Coelho.
Fotos: Câmara de Castelo Branco.
O torneio final em Torres Vedras
O Torneio Final de Walking Football Portugal reuniu 32 equipas e mais de 500 atletas seniores na cidade de Torres Vedras, constituindo-se o maior evento deste desporto adaptado realizado no país. A média de idade dos participantes registou-se em 70,2 anos, sendo que 18 atletas possuíam mais de 80 anos. A maioria dos jogadores nunca jogaram futebol e cerca de um terço deles eram do sexo feminino, avançou a Associação Walking Footbal Portugal, organizadora do evento.
O walking football é uma variante do futebol destinada a praticantes a partir dos 50 anos, na qual não se pode correr, só andar. Segundo consta no sítio online walkingfootball.pt, as equipas constituem-se com seis jogadores de ambos os sexos e sem guarda-redes. A organização das equipas, dos jogos e do Torneio Nacional está a cargo da Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS) e do Walking Football Portugal.