Os projetos desenvolvidos ao longo do mandato presidido por Leopoldo Rodrigues vão ser executados neste “orçamento de concretização”, anunciou a Câmara de Castelo Branco ao aprovar 80 milhões de euros para 2025. As políticas sociais mantém-se, com aumento de meio ponto percentual na devolução do IRS e prevê-se a construção de creches, centros de saúde, habitação, pavilhão desportivo, parques de estacionamento, além de obras no Aeródromo Municipal e reparações de estradas.
Três votos a favor do Partido Socialista (PS), três contra do Sempre MI e uma abstenção do Partido Social Democrata (PSD) definiram o documento na Reunião Extraordinária realizada na sexta-feira, dia 29 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Município. A Assembleia Municipal deve discutir e aprovar o orçamento neste mês de dezembro, para a entrada em vigor do documento no próximo ano.
Os investimentos em obras públicas contemplam a construção da Creche na Quinta das Violetas, a reabilitação e adaptação do edifício da Escola de Chefs na Zona Histórica, a reconversão do edifício do novo Centro de Saúde na Avenida Nuno Álvares, a construção do Centro de Saúde de Alcains, a construção de prédio para Arrendamento Acessível na Carapalha e a recuperação da Igreja de Santa Maria do Castelo para Instalação do Centro de Interpretação Templário, integrada na Operação de Reabilitação Urbanística da Zona Histórica, avançou a Câmara de Castelo Branco em comunicado de imprensa.
O Pavilhão Multiusos e o Pavilhão da Pista de Atletismo na Zona de Lazer também inserem-se nos 80 milhões de euros totais do Orçamento de 2025. Entre as intervenções previstas nas infraestruturas desportivas e de lazer estão a colocação de relvado e construção de bancada e pavilhão no complexo da Pista de Atletismo, que será utilizado pelas Associações de Futebol e de Atletismo de Castelo Branco.
Neste orçamento, assenta a elaboração do projeto do Pavilhão Multiusos, anunciado este ano com capacidade para dez mil pessoas, além de um “concurso de ideias para revitalizar e dar utilidade e dinâmica” ao Vale da Europa.
Prevê-se diversas reparações de estradas no orçamento, entre as quais destacam-se os troços de ligação entre a Rotunda da Europa e a EN233, sentido a Escalos; entre a Rotunda da Igreja da Graça e a Rotunda do Vale do Romeiro, na zona da Mina; na estrada da Lisga, na freguesia de Sarzedas e na Rua da Estrada de Malpica.
Em 2025, serão construídos parques de estacionamento anexo à Rua da APPACDM, junto ao Hospital; entre a Avenida 1º de Maio e a Rua de São Tiago, com capacidade para mais de 100 carros; além de dois parques de estacionamento na Estrada de Malpica, no Bairro da Carapalha.
Para o Aeródromo Municipal, reservam-se fundos para investir na ampliação da Placa de Estacionamento de Aeronaves e na iluminação e remarcação da sinalização horizontal da pista.
As políticas de apoio às famílias e à população mais jovem estão asseguradas no Orçamento de 2025, por meio do “pagamento das refeições escolares aos alunos do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo” e “das creches para as crianças não abrangidas pelo apoio do Governo”. O projeto “Escola a Tempo Inteiro” mantém no próximo ano e a devolução do IRS aos munícipes será de 4%, meio ponto percentual a mais do que em 2024.
A autarquia, liderada pelo presidente Leopoldo Rodrigues, do PS, defendeu a ambição de “manter e atrair residentes” ao município albicastrense por meio deste Orçamento de 2025 em nota à imprensa.