Câmara de Castelo Branco aprova 80 milhões para orçamento de “concretização” em 2025

Os projetos desenvolvidos ao longo do mandato presidido por Leopoldo Rodrigues vão ser executados neste “orçamento de concretização”, anunciou a Câmara de Castelo Branco ao aprovar 80 milhões de euros para 2025. As políticas sociais mantém-se, com aumento de meio ponto percentual na devolução do IRS e prevê-se a construção de creches, centros de saúde, habitação, pavilhão desportivo, parques de estacionamento, além de obras no Aeródromo Municipal e reparações de estradas.

Três votos a favor do Partido Socialista (PS), três contra do Sempre MI e uma abstenção do Partido Social Democrata (PSD) definiram o documento na Reunião Extraordinária realizada na sexta-feira, dia 29 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Município. A Assembleia Municipal deve discutir e aprovar o orçamento neste mês de dezembro, para a entrada em vigor do documento no próximo ano.

Os investimentos em obras públicas contemplam a construção da Creche na Quinta das Violetas, a reabilitação e adaptação do edifício da Escola de Chefs na Zona Histórica, a reconversão do edifício do novo Centro de Saúde na Avenida Nuno Álvares, a construção do Centro de Saúde de Alcains, a construção de prédio para Arrendamento Acessível na Carapalha e a recuperação da Igreja de Santa Maria do Castelo para Instalação do Centro de Interpretação Templário, integrada na Operação de Reabilitação Urbanística da Zona Histórica, avançou a Câmara de Castelo Branco em comunicado de imprensa.

O Pavilhão Multiusos e o Pavilhão da Pista de Atletismo na Zona de Lazer também inserem-se nos 80 milhões de euros totais do Orçamento de 2025. Entre as intervenções previstas nas infraestruturas desportivas e de lazer estão a colocação de relvado e construção de bancada e pavilhão no complexo da Pista de Atletismo, que será utilizado pelas Associações de Futebol e de Atletismo de Castelo Branco. 

Neste orçamento, assenta a elaboração do projeto do Pavilhão Multiusos, anunciado este ano com capacidade para dez mil pessoas, além de um “concurso de ideias para revitalizar e dar utilidade e dinâmica” ao Vale da Europa.

Prevê-se diversas reparações de estradas no orçamento, entre as quais destacam-se os troços de ligação entre a Rotunda da Europa e a EN233, sentido a Escalos; entre a Rotunda da Igreja da Graça e a Rotunda do Vale do Romeiro, na zona da Mina; na estrada da Lisga, na freguesia de Sarzedas e na Rua da Estrada de Malpica.

Em 2025, serão construídos parques de estacionamento anexo à Rua da APPACDM, junto ao Hospital; entre a Avenida 1º de Maio e a Rua de São Tiago, com capacidade para mais de 100 carros; além de dois parques de estacionamento na Estrada de Malpica, no Bairro da Carapalha.

Para o Aeródromo Municipal, reservam-se fundos para investir na ampliação da Placa de Estacionamento de Aeronaves e na iluminação e remarcação da sinalização horizontal da pista.

As políticas de apoio às famílias e à população mais jovem estão asseguradas no Orçamento de 2025, por meio do “pagamento das refeições escolares aos alunos do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo” e “das creches para as crianças não abrangidas pelo apoio do Governo”. O projeto “Escola a Tempo Inteiro” mantém no próximo ano e a devolução do IRS aos munícipes será de 4%, meio ponto percentual a mais do que em 2024.

A autarquia, liderada pelo presidente Leopoldo Rodrigues, do PS, defendeu a ambição de “manter e atrair residentes” ao município albicastrense por meio deste Orçamento de 2025 em nota à imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *