Azeitona Galega da Beira Baixa IGP será comercializada na rede Continente

O Clube de Produtores do Continente oficializou a venda da “Azeitona Galega da Beira Baixa IGP” na rede de lojas Continente, durante o lançamento do produto endógeno da Associação dos Produtores de Azeite da Beira Interior (APABI), realizado na passada quinta-feira, 25 de julho, sobre o rio Tejo, em Vila Velha de Ródão, conforme a publicação da APABI em rede social.

O protocolo assinado entre a APABI e o grupo Sonae dá o arranque na comercialização da Azeitona Galega da Beira Baixa, referida como “o denominador comum entre os oito municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB)” por João Lobo, presidente da CIMBB, em comunicado.

O rótulo do recém lançado produto menciona a certificação de Indicação Geográfica Protegida (IGP), que distingue a azeitona de mesa obtida a partir da variedade Galega – espécie Olea europaea L -, produzida e fabricada, exclusivamente, nos doze concelhos de Covilhã, Belmonte, Fundão, Penamacor, Idanha-a-Nova, Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Oleiros, Sertã, Vila de Rei e Mação.

O percurso que tem sido feito pela APABI pelo reconhecimento da Azeitona Galega foi lembrado por João Pereira, presidente da associação de produtores. O primeiro caderno desenvolvido com vista à certificação foi entregue em 2017, tendo esta sido confirmada seis anos depois, em março do ano passado.

“Temos tudo no território: as oliveiras, as pessoas e os autarcas, que nunca nos abandonaram. É o dia mais importante da história da Azeitona Galega”, apontou o presidente da APABI, João Pereira, durante o lançamento da marca e anúncio de comercialização, informou o comunicado da CIMBB.

João Lobo defendeu a valorização da paisagem de encostas da Beira Interior, onde produz-se a Azeitona Galega, “um património que tem uma valência histórica grande”. “Estamos num momento diferenciado do ponto de vista da valência da Azeitona Galega e temos de nos unir para potenciar o produto, que é de excelência”, reforça o presidente da comunidade intermunicipal.

A presidente do Clube de Produtores Continente, Ondina Afonso, apresentou o trabalho que têm feito há mais de duas décadas com produtores locais: “Há 25 anos, quando a agricultura não estava organizada em termos de quantidade e qualidade para responder aos desafios da grande distribuição, foi criada esta estrutura para começar a dar apoio técnico e ajudar alguns produtores para mostrar o que um grupo retalhista precisava”.

O primeiro e mais recente comprador da Azeitona Galega da Beira Baixa IGP, o Clube de Produtores Continente, tem “esta estratégia de partilha de conhecimento”, que “mantém-se, sempre com novos desafios, como o da sustentabilidade”, afirmou Ondina Afonso. O trabalho do clube “é diário e vai muito além do espírito comercial. É o de ajudar, de explicar, de mostrar os nossos desafios e trazer competitividade para os nossos produtores”, completa.

Fotos: Associação dos Produtores de Azeite da Beira Interior (APABI)

2 comentários

  1. Tenho a 100 metros da minha casa uma loja do grupo Continente e não consigo encontrar a azeitona galega da BEIRA BAIXA:

    1. Isabella Cavalcanti
      Author

      Olá, Aníbal. A APABI respondeu-nos hoje que a “Azeitona Galega da Beira Baixa” foi colocada à venda em cerca de 120 lojas do Continente, inicialmente e por decisão do Continente. A partir de outubro, a azeitona será colocada em todas as lojas a nível nacional. Em Castelo Branco, nomeadamente, encontra-se à venda no Continente e no Bom Dia da Carapalha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *