Dois homens, à esquerda está Luís Correia e à direita Jorge Pio, vereadores do Sempre - Movimento Independente de Castelo Branco, sentados atrás de uma mesa e à frente de um cartaz verde com a logo do partido Sempre.

Autarca é acusado de “iludir os albicastrenses” sobre projeto de irrigação

O partido Sempre – Movimento Independente fez acusações contra o presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, alegando que ele enganou os albicastrenses no comunicado sobre o cancelamento da candidatura do projeto do Aproveitamento Hidroagrícola da  Gardunha Sul – Bloco da Marateca aprovada no Programa Nacional de Regadios.

Em comunicado enviado hoje, 11 de setembro, o Sempre referiu que Leopoldo Rodrigues havia prometido ouvir a população albicastrense e promover “ampla discussão” sobre o projeto de irrigação Gardunha Sul, em diferentes comunicados ao longo dos últimos meses. “Ao contrário do que tem vindo a afirmar e do que agora quer fazer transparecer,  o IFAP apenas anulou a candidatura porque o Município assim o quis”, declarou a oposição.

O Sempre apontou contradições nas declarações do presidente da Câmara de Castelo Branco, incluindo alegações de priorizar a opinião pública enquanto simultaneamente tomou decisões que pareciam contradizer essa posição.

O partido considera “assustadora a forma como esta Autarquia se desvincula de um projeto  no valor de 15 milhões de euros”. O Sempre prometeu não se conformar com a perda “sem mais nem menos de projetos tão estruturantes, apenas com base em pressentimentos”.

“Estamos no campo da decisão política com superficialidade”, considera o Movimento Independente ao apontar a falta de estudos ou dados técnicos para apoiar a decisão de abandonar o projeto com investimento aprovado.

Sem espaço para contra-argumentação, o atual executivo defendeu a posição contra o regadio da Gardunha Sul com expressões de “acho que”, “parece”, “dúvidas discutíveis”. Para o Sempre, esta é “uma tremenda irresponsabilidade”.

O partido ainda expressou preocupação com a falta de clareza na afirmação de que a Barragem de Barbaído “será uma realidade”, presente no comunicado da Câmara de Castelo Branco. Ao mesmo tempo em que não definiu quando a obra será feita, o executivo deixou claro que não há “prévia garantia da entrada em funcionamento da barragem do Barbaído”, concluiu o Sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *