O primeiro lugar foi alcançado por Ruben Nunes, atleta sub-13 do DCB, três vezes, por Gabriel Afonso, sub-17, duas vezes e por Natacha Bursuc, uma vez na etapa classificatória da zona Centro da 3.ª Jornada Nacional de Não Seniores de Badminton, organizada pelo Desportivo de Castelo Branco (DCB), no dia 25 de maio.
Os dez pódios alcançados pelos atletas de badminton do DCB figuram entre o 1° e o 2° lugar. Ruben Nunes, sub-13, classificou-se em 1° lugar nas competições singulares, pares homens e pares mistos. Gabriel Afonso, sub-17, obteve 1° lugar nas competições singulares e pares homens. Natacha Bursuc, sub-17, conquistou o 1° lugar na competição de pares senhoras.
Em 2° lugar, colocaram-se os pares Rodrigo Antunes e Margarida Garcia, sub-15, e Tiago Antunes e Mafalda Garcia, sub-19. Nas competições singulares senhoras, Natacha Bursuc, sub-17, e Mafalda Garcia, sub-19, alcançaram o 2° lugar.
O DCB recebeu os atletas da Associação Académica de Coimbra, do Clube de Badminton de Leiria, do MVD de Caldas da Rainha, da AECA de Alcobaça, do CABRIL- Serpins de Lousã, da Stella Maris de Peniche durante um dia inteiro de competição no pavilhão desportivo da Escola Afonso de Paiva no passado fim de semana.
O resultado da competição somou pontos para o Ranking individual da Zona Centro e para o Ranking Nacional individual, nas variáveis de Singulares, Pares Homens, Pares Senhoras e Pares Mistos, e apurou diretamente o 1º classificado de cada escalão para a 3.ª Jornada Nacional de Não Seniores, a decorrer no Centro de Alto Rendimento das Caldas da Rainha, em 29 e 30 de junho, para os escalões de sub-9, sub-11, sub-13 e sub-17, e nos dias 6 e 7 de julho, para os escalões de sub-15 e sub-19.
Foram eliminados nas meias-finais na competição singulares homens: Rodrigo Antunes, sub-15, Miguel Pais, sub-17, e Tiago Antunes, sub-19; nos pares: Margarida Garcia e Inês Gomes, Sub 17, e Rodrigo Antunes (DCB) e João Dias (CSM/Peniche), sub-15.
O Desportivo de Castelo Branco também esteve representado por Matei Bursuc, sub-11, que chegou ao 4º lugar na competição de Singulares Homens, além de Margarida Garcia , sub-15, Inês Gomes sub-15, Miguel Silva e Miguel Pais, sub-17, eliminados nos quartos de final. Adriana Dias, sub-15, e Miguel Silva, sub-17, foram eliminados na 1ª ronda e Duarte Dias, sub-11, na fase de grupos.
Badminton
Badminton é um esporte de raquete praticado em ambientes fechados por dois adversários (na disputa individual) ou duplas, que se posicionam em partes opostas de uma quadra dividida por uma rede. Os jogadores utilizam uma peteca – um apetrecho com uma coroa de penas em formato cônico – e tentam jogá-la na superfície da quadra adversária ou forçar o erro de seus oponentes. Um ponto é ganho ou perdido a cada saque no jogo. Os jogadores devem vencer dois sets (em melhor de três) de 21 pontos para vencer a partida.As origens exatas do esporte ainda são um mistério sedutor. Evoluiu de um jogo antigo de battledores (raquetes) e peteca, um passatempo popular na Europa, principalmente entre as classes abastadas. No entanto, não se sabe exatamente quando battledore e peteca se transformaram no esporte competitivo do badminton. Uma teoria plausível é que o badminton foi jogado pela primeira vez na casa senhorial do Duque de Beaufort em Gloucestershire em algum momento no início da década de 1860 e, portanto, recebeu o nome de sua propriedade: Casa Badminton. O jogo viajou para a Índia, onde se tornou um esporte popular em quartéis militares temporários e, gradualmente, se espalhou pelas colônias britânicas e depois para a Europa e o Leste Asiático. Hoje, o badminton é um esporte global com apelo generalizado para pessoas de todas as idades e habilidades.
Fonte: Olympic Games Paris 2024, disponível em https://olympics.com/pt/paris-2024/esportes/badminton