A Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco (ADACB) lamentou a recente decisão do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) de anular o investimento do Programa Nacional de Regadios para o projeto Aproveitamento Hidroagrícola da Gardunha Sul – Bloco da Marateca.
A medida, anunciada no dia 10 de setembro, representa um duro golpe para os agricultores de freguesias no Fundão e Castelo Branco, que há anos reivindicam investimentos públicos em irrigação.
A urgência de investimentos públicos para irrigação nas freguesias fundanenses de Vale Prazeres, Orca, Castelo Novo e Soalheira, e nas freguesias albicastrenses de Lardosa, Alcains e Castelo Branco é alertada tanto pelos agricultores, quanto pela ADACB, conforme lê-se em nota.
“A agricultura precisa urgentemente de investimentos que permitam regar as culturas sem nunca colocar em causa o abastecimento de água às populações”, destacou a direção da ADACB. A associação alinhou-se à posição da Câmara de Castelo Branco em relação à garantia da água para o consumo humano.
“Estes investimentos não podem continuar a ser adiados”, afirmou a associação. Para garantir a concretização do investimento na irrigação e o consequente desenvolvimento social e económico, as questões técnicas e financeiras necessárias devem ser resolvidas, sublinhou Aníbal Cabral, diretor da ADACB.