O projeto interdisciplinar “Estado Ativo”, uma iniciativa da Terceira Pessoa, lança uma seleção de ensaios sobre arte e democracia que resulta de um ano de investigações e criações. A obra “Estado Ativo – Ensaios Reunidos”, coordenada por André Barata, reúne textos de diversos autores, como Alcides Monteiro, Ana Leonor Santos, André Barata, Andreia Garcia, Ana Bártolo, Diogo Martins, Isabel Silva, Luís Madeira e Óscar Silva, além de poemas, manifestos, esboços artísticos e fotografias do evento final na Aldeia da Azinheira.
O lançamento online do livro acontece sexta-feira, dia 29 de novembro, às 17h, no sítio web da Terceira Pessoa Associação. No dia 13 de dezembro, às 21h, os autores realizam o lançamento presencial no Pessoa Wine Spot, em Castelo Branco.
Arte e democracia em diálogo
O projeto “Estado Ativo” buscou promover a reflexão sobre os desafios da democracia através da arte entre outubro de 2023 a junho deste ano. Com palestras, conversas e uma intervenção eco-artística na aldeia da Azinheira, em Castelo Branco, o projeto reuniu artistas, palestrantes e a comunidade local para a cocriação de objetos artísticos com o objetivo de ampliar a reflexão sobre os desafios da Democracia, nas vertentes do desenvolvimento humano, social, cultural e económico.
“Como Vamos Viver Juntos?” foi o título e a pergunta que guiou a intervenção artística na aldeia da Azinheira, onde criou-se um espaço de debate multidisciplinar sobre temas estruturantes da democracia, bordando áreas como Educação, Economia, Justiça, Ambiente, Urbanismo e Sociedade. A criação coletiva visou também impulsionar a vitalidade artística numa região de baixa densidade populacional e promover o diálogo entre arte e comunidade.
“Estado Ativo – Ensaios Reunidos” é o resultado desse intenso processo de criação e reflexão. O livro reúne ensaios, poemas, manifestos e fotografias que documentam a trajetória do projeto e aprofundam a discussão sobre a democracia.
A publicação é uma iniciativa da Terceira Pessoa Associação, com o apoio da Direção Geral das Artes. O projeto “Estado Ativo” se insere nas comemorações dos 50 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974, com o apoio da Direção Geral das Artes através do Programa de Apoio em Parceria – “Arte pela Democracia”.