Cartaz da exposição “PORQUÊ? — A arte contemporânea em diálogo com o pensamento de José Saramago” no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Arte contemporânea em diálogo com José Saramago no CCCCB

A exposição “PORQUÊ? — A arte contemporânea em diálogo com o pensamento de José Saramago” inaugurou no dia 27 de julho, sábado, no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB), às 18h, numa organização conjunta da autarquia albicastrense com a Fundação José Saramago.

A partir da coleção do Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC) e da Coleção de Arte Contemporânea do Estado, a mostra sugere diversas interações e interpretações das obras de arte de obras de artistas portugueses produzidas entre 1895 e 2016, tendo como premissa a metáfora que a exposição convoca: Porquê?, informa o sítio web da Fundação José Saramago

Inspirada na frase “toda a literatura é um palimpsesto” – que significa “raspar para escrever de novo” -, a exposição de arte contemporânea dialoga com “o pensamento de José Saramago, que se desmultiplica em 4 núcleos: Direitos Humanos, Identidade e Alteridade, Sustentabilidade, e Memória e Palavra, segundo explica a Fundação José Saramago”.

Referido por Saramago numa entrevista dada por ocasião de uma viagem à América Latina, o termo palimpsesto é evocado “como o território em que a Arte acontece, como sucessão de camadas de memórias, referências, com tempo e espaço próprios que congregam em si a existência presente, passada e futura”, refere a fundação.

Com curadoria de Ana Matos, a exposição foi criada no contexto do Centenário de Nascimento de José Saramago e inaugurada em setembro de 2022, no MNAC, em Lisboa, onde esteve patente até ao dia 8 de janeiro de 2023.

Em Castelo Branco, a mostra estará patente até ao dia 17 de novembro, com uma seleção de obras adequada ao espaço expositivo do Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco, dentre as 32 obras de arte de 29 artistas que estiveram na mostra de Lisboa, conforme esclareceu a autarquia albicastrense ao Reconquista.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *