A exposição itinerante “Arquitetura ao Centro” chegou a Castelo Branco junto com a 1ª edição do “ENCONTRA – Encontros Regionais de Arquitetura“. Até ao dia 7 de janeiros de 2025, a arquitetura produzida na região Centro entre 2020 e 2020 estará exposta na Sala da Nora, na lateral do Cine-Teatro Avenida.
Depois de ter passado por Coimbra, Viseu e Guarda, a amostra destaca “obras localizadas em 16 municípios da região Centro, propondo aos visitantes um olhar direcionado para este território através da arquitetura que nele se produz”, revelou a Ordem dos Arquitectos no próprio sítio web.
O projeto Arquitetura ao Centro constitui-se, para além da exposição, de uma publicação e de um sítio web (www.arquiteturaaocentro.pt), com objetivo de dar voz aos arquitetos e criar um espaço único de reflexão e expressão para a arquitetura praticada na região Centro. Dessa forma, pretende-se auscultar e debater as problemáticas e desafios, bem como compreender e valorizar os perfis de quem intervém nesta área.
A exposição integra a 1.ª edição do ENCONTRA, organizado pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitectos, que decorre em Castelo Branco durante o último trimestre de 2024.