A comitiva da natação da APPACDM de Castelo Branco participou na final do Circuito Nacional de Natação do Special Olympics, realizada nas Piscinas Municipais de Leiria. A equipe, composta por atletas e técnicos dedicados, voltou para casa com quatro vitórias, nas provas de 25m, 100m e 50m livres e 25m mariposa, além de três medalhas de prata e duas de bronze.
Na categoria 1, Rafaela Louro garantiu o primeiro lugar nas provas de 100m e 50m livres, além do ouro nos 25m mariposa. Raquel Mendes também obteve excelentes resultados, conquistando a prata nos 100m e 50m livres e o bronze nos 50m bruços. Isabel Nunes subiu ao mais alto lugar do pódio na prova dos 25m livres e obteve um honroso sexto lugar nos 25m costas.
No setor feminino, Carla Marujo conquistou a prata nos 25m livres, enquanto Anabela Antunes obteve o quarto lugar nos 25m livres da categoria 3 e o quinto lugar nos 25m costas da categoria 2. No masculino, João Gil, na categoria 2, garantiu o terceiro lugar nos 25m livres.
A estafeta da APPACDM, composta por João Gil, Isabel Nunes, Raquel Mendes e Rafaela Louro, finalizou em quarto lugar na categoria 1.
Após a competição, os atletas foram homenageados em uma cerimónia de premiação no Estádio Municipal de Leiria, onde tiveram a oportunidade de conhecer as instalações.
O evento foi organizado pelo Special Olympics Portugal, um movimento que promove a inclusão social através do esporte, e contou com a presença de 95 nadadores. A comitiva da APPACDM de Castelo Branco foi acompanhada pelo técnico Pedro Pires.
Em termos organizativos, a competição desenrolou-se tendo como base o princípio da equidade dos participantes e desta forma criaram-se diversos grupos competitivos atendendo aos tempos de inscrição dos mesmos. Esta forma de agrupar os atletas denomina-se de divisioning, sendo o processo mais adequado para tornar a competição mais justa para todos os atletas.