Castelo Branco inaugurou um novo sistema de informação no Centro Coordenador de Transportes (CCT) que disponibiliza aos utilizadores as linhas e os horários dos autocarros em tempo real, tanto em ecrãs digitais instalados no terminal rodoviário quanto através da aplicação móvel CCT Castelo Branco.
O lançamento da iniciativa assinalou o arranque da Semana Europeia da Mobilidade, na segunda-feira, 16 de setembro, e faz parte de uma estratégia de digitalização da área da mobilidade.
O novo sistema funciona através da leitura das matrículas das viaturas, indicando ao motorista o cais de embarque. Essa informação também é disponibilizada aos passageiros na aplicação móvel, que inclui detalhes como o destino final, as paragens intermédias e as comodidades da viatura, como Wi-Fi, espaço extra para as pernas e tomadas elétricas.
Esta “é uma mais valia para o utilizador, que pode estar aqui a beber um café e sabe, através da aplicação, se o seu autocarro é o que está para dar entrada no cais”, exemplificou Helder Henriques, vice-presidente da Câmara de Castelo Branco e vereador com o pelouro dos Transportes.
A aplicação CCT Castelo Branco está disponível para sistemas Android e iOS.
Helder Henriques chamou a atenção diversas vezes para o facto de ser necessário “uma coordenação de informação”. A iniciativa “só funcionará se houver da parte do município, por um lado, mas principalmente da parte dos operadores”, reconheceu o vice-presidente.
Para implementar o sistema é necessário “trabalho em rede e cooperação”, afirmou o vereador responsável pelo setor do transporte. Os responsáveis técnicos da autarquia e a empresa concessionária RodoNorte colaboraram com a empresa para a concretização do projeto.
Os operadores foram informados de que será necessário integrar a informação das viaturas para permitir a entrada no terminal de Castelo Branco. Neste período inicial, haverá uma tolerância, tranquilizou Helder Henriques, “se for necessário, abrindo a cancela à mão, mas vai chegar um momento em que vão ter que ficar fora do terminal e, obviamente, nós não desejamos isso”.
A Semana Europeia da Mobilidade estende-se até ao fim de semana, com a interrupção de ruas e transporte regular gratuito na sexta-feira, 20 de setembro, para incentivar a mobilidade suave, a pé ou de bicicleta, e o transporte coletivo ao invés das viaturas.