Os protocolos de apoio financeiro ao associativismo para o ano de 2024 foram assinados entre a Câmara Municipal de Castelo Branco e 48 associações do concelho na passada segunda-feira, 23 de julho, no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco.
Entre as 48 associações que assinaram o protocolo, há 45 destas dedicadas à realização de atividades culturais e recreativas, outras duas no âmbito de atividades artísticas e performativas e uma associação de ação ambiental e/ou de educação para a cidadania e bem-estar animal.
“O número de Associações abrangidas pelos apoios tem vindo a aumentar”, destacou o presidente da Câmara de Castelo Branco. Em comparação ao ano anterior, a autarquia apoiou 11 entidades a mais este ano, “demonstrando a proatividade das entidades, que têm percebido o quanto é importante estarem organizadas para terem as condições reunidas quando abrem as candidaturas”, reforçou Leopoldo Rodrigues.
A Câmara de Castelo Branco apoiou mais de mil atividades nestas áreas, com um financiamento total de cerca de 190 mil euros, “através de um processo equitativo e transparente”, publicou o município na rede social.
O presidente da autarquia anunciou, para breve, a abertura de candidaturas ao apoio financeiro no âmbito dos desportos individuais para a época desportiva de 2024/2025 e a celebração dos protocolos para o final de setembro, afirmou o autarca.
Estes são os primeiros apoios formalizados após as alterações ao Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo no Município de Castelo Branco, publicadas em 15 de janeiro deste ano. A candidatura aos apoios esteve aberta durante o mês seguinte, em fevereiro, resultando na assinatura do protocolo cinco meses depois.