A 34ª edição da Travessia dos Templários assinalou o fim da época desportiva de 2023/2024 com a realização de uma das provas mais antigas do Circuito Nacional de Águas Abertas, na Praia Fluvial da Vila Nova – Serra, junto à Barragem de Castelo de Bode.
Entre os mais de 300 atletas inscritos, a Associação de Natação Albicastrense “Os Redentoristas” (ANAR) participou pela primeira vez na Travessia dos Templários com 20 atletas distribuídos nas três provas de 400 metros, 1,5k metros e 5k metros.
Na prova dos 400 metros, Ana Salavessa, Margarida Cacilhas, Inês Silva, Mercedes Valente, António Valente, Tomás Azevedo e Fernando Pereira estrearam demonstrando “um grande espírito de sacrifício e superação”, ultrapassando o desafio lançado pela equipa técnica, avançou a ANAR.
O atleta Afonso Bento destacou-se na prova de 1,5k metros, alcançando o 16º lugar entre mais de 50 atletas. Também participaram Rui Diogo, Lucas Vences, Dinis Pereira, Eduardo Silva, Guilherme Rato, Maria Rita Agostinho, Madalena Tavares, Carolina Banhudo, Inês Março e Maria Alexandra Marques.
Na prova de maior distância de cinco mil metros, Vitória Almeida e Eduardo Tavares fizeram a estreia absoluta nesta distância, tendo alcançado a 29ª posição entre 42 atletas e a 40ª posição entre 80 atletas, respetivamente. “Ambos revelaram capacidade e competências para nadar longas distâncias”, concluiu a associação de natação albicastrense.
O atleta olímpico Tiago Campos venceu a prova de 5k no masculino, com o tempo de 56 minutos e 19 segundos. No feminino, a campeã do mundo Júnior de 2021, Mafalda Rosa levou a taça de ouro com o tempo de 56 minutos e 29 segundos.