Neste Natal, a Escola do Castelo realizou uma atividade centrada na inclusão e na diversidade cultural e linguística. Em colaboração com o projeto Nós com os Outros – Escolhas 9ª Geração (NCO E9G), executado pela Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, e com o apoio de professoras de Língua Gestual Portuguesa (LGP), os alunos e alunas participaram na criação de um videoclipe e na interpretação de uma música natalícia em Língua Gestual Portuguesa (LGP).
A iniciativa, que destaca a importância do trabalho interdisciplinar e colaborativo, teve como objetivo principal promover a acessibilidade comunicativa para a comunidade surda e sensibilizar toda a comunidade educativa e as famílias que estiveram presente na apresentação durante a festa de Natal. O vídeo está disponível nas redes sociais da escola, permitindo que a mensagem de inclusão da Língua Gestual Portuguesa chegue a um público mais amplo.
Esta iniciativa destaca-se pela sua dimensão pedagógica, não apenas como uma celebração natalícia, mas também como uma experiência educativa que fomenta a sensibilização e a empatia. Através da música e da Língua Gestual, os participantes exploraram conceitos como a acessibilidade comunicativa, a importância das línguas minoritárias e o respeito pela diversidade.
“Atividades inclusivas como esta reforçam a missão da escola de educar para a cidadania global, proporcionando vivências que transcendem o currículo tradicional e promovem valores como a solidariedade, a igualdade e a coesão social”, afirmou a Amato Lusitano em comunicado.