AEBB apresenta projeto para internacionalizar as PMEs agroalimentares

O projeto ’Export Plus – Sistema de Apoio à Internacionalização das PME Agro-Alimentares Artesanais’ é uma iniciativa dinamizada no âmbito do programa Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027 e foi apresentado pela Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB) no dia 23 de maio.

De acordo com Francisco Quirós, líder do projeto e diretor internacional da Landaluz, o ‘Export Plus’ tem como objetivo “capacitar as empresas agroalimentares para melhorar a competitividade empresarial, através de formação e capacitação, bem como gerar estruturas de apoio à sua expansão internacional nos mercados europeus”, informou a AEBB em nota.

Na sua intervenção, destacou que o projeto inclui atividades como a criação de um catálogo comercial com produtos das empresas participantes, a identificação de representantes comerciais em 15 mercados europeus, a implementação de um sistema de logística e a participação em ações de promoção internacional, incluindo feiras, missões inversas e promoções em pontos de venda, avançou a AEBB em comunicado.

O projeto Export Plus pretende ser uma alavanca significativa para a internacionalização das PME agroalimentares artesanais, fortalecendo a presença dos produtos da região em mercados europeus e promovendo o crescimento económico sustentável. A Associação Empresarial da Beira Baixa manifestou-se disponível para prestar esclarecimentos às PMEs do setor agroalimentar interessados em participar do projeto.

O evento contou ainda com as intervenções de Leopoldo Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco e de Ana Palmeira de Oliveira, Presidente da AEBB, que deram as Boas Vindas aos participantes. Filipe Silva, da MarketAccess, foi o orador convidado para falar sobre o potencial exportador do agroalimentar da Beira Baixa, além de estratégias de internacionalização. O evento foi encerrado por Lídia Martins, Chefe de Divisão de Cooperação Territorial da CCDR Centro.

Também fizeram-se presentes empresários da região ligados a diversas fileiras do agroalimentar, representantes de algumas das entidades beneficiárias, nomeadamente, a Landaluz – Asociacíon Empresarial Alimentos de Andalucía e a AIP – Associação Industrial Portuguesa. Integram ainda o projeto como copromotores, o NERE (Associação Empresarial de Évora), e as entidades espanholas, Fundação Andanatura (Andaluzia), Clusaga (Cluster Agroalimentar da Galiza), e a colaboração da Agência Galega da Qualidade Alimentar, Agacal. 

Paralelamente à sessão foi realizada uma Mostra de produtos de excelência da região da Beira Baixa, proporcionando oportunidades de interação e Networking entre os participantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *