A maioria dos alunos vai de carro para a escola

O Município apresentou o resultado de 1300 inquéritos aplicados nas instituições escolares do concelho, públicas e privadas, no âmbito da mobilidade, no dia 20 de maio. A pesquisa demonstrou que mais de 90% dos alunos demora 20 minutos, no máximo, entre a escola e a casa, mais de 70% vai para a escola na companhia de um adulto e mais de 60% utiliza o carro.

Os dados foram levantados com o objetivo de “estruturar, desenvolver e disponibilizar os instrumentos necessários” para promover hábitos mais sustentáveis no âmbito da mobilidade escolar, segundo comunicado da autarquia. No segundo semestre do ano anterior, a Câmara de Castelo Branco apresentou um projeto, que foi aprovado pelo Fundo de Transporte, para incentivar a Mobilidade Ativa dos Albicastrenses desde cedo, nas famílias e nas escolas.

Segundo os dados levantados pela pesquisa, as famílias são, em média, compostas por 3,6 pessoas, possuem quantidade semelhante de automóveis e de bicicletas por agregado – 1,7 e 1,8, respectivamente-, enquanto que 23% não possui qualquer bicicleta, revelam as médias da amostra analisada.

No futuro, alargar projetos de mobilidade à comunidade educativa

Helder Henriques, vereador com o pelouro da mobilidade e transportes, afirma que “Este é um estudo importante porque nos permite diagnosticar. Contudo, é importante agir com medidas, como é o caso do Programa de Apoio à Aquisição de Bicicletas, e projetos experimentais, de que é exemplo o Sistema de Bicicletas Partilhadas, para que, posteriormente, possam ser alargados e implementados no âmbito da mobilidade escolar. É um caminho que aponta para o futuro e que deve ser seguido em articulação com a comunidade educativa”.

O Município de Castelo Branco tem vindo a desenvolver um conjunto de iniciativas na área da Mobilidade, entre as quais destacam-se, a  introdução  do  sistema  Wi-fi  nos  autocarros,  a implementação  do  transporte  público  flexível,  a  melhoria  da  sinalização  rodoviária  com  a introdução de sinalética luminosa e painéis de controlo de velocidade, a manutenção do Programa de Apoio à Aquisição de Bicicletas e, mais recentemente, a implementação do projeto piloto “Binas” – Sistema de Bicicletas Partilhado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *